Bevap Bioenergia

 
 

Contexto

O mundo está em constante transformação e cada vez mais requer energia para o seu crescimento. Energia proveniente de fontes renováveis e produzidas de forma responsável e sustentável.

Viver nesse ambiente é o desafio do setor sucroenergético para o Sec XXI.

 

A Bevap busca constantemente a evolução e inovação tecnológica em todos os setores.


Além do plantio próprio da usina, a cana-de-açúcar também é obtida por meio de parcerias com produtores localizados próximos ao projeto.


O setor agrícola, altamente mecanizado, desenvolve o plantio e colheita 100% mecanizados com equipamentos modernos monitorados via satélite, garantindo assim, precisão e eficiência no processo.


A completa mecanização da colheita, além de beneficiar o trabalho no campo e reduzir custos consideráveis, proporciona vários benefícios ambientais. Por meio do método da colheita mecanizada evita-se a queima da palha e impede danos ao meio ambiente.


O projeto da Bevap se destaca também por ser 100% irrigado, utilizando-se da irrigação por aspersão.


Além disso, o aproveitamento da vinhaça é um fator de diferenciação em produtividade e longevidade do canavial da Bevap.

 

Os ganhos na produção industrial deve-se aos novos equipamentos e a otimização da planta industrial da Bevap.


O sistema totalmente automatizado permite integração e comunicação entre as áreas operacionais, com menor participação humana no processo e maior desempenho do processo produtivo.


A solução para integrar todos os níveis do processo foi a implantação do COI – Centro Operacional da Indústria – pelo qual a indústria é totalmente controlada e monitorada.


Com esta integração, os operadores visualizam em tempo real todo o processo industrial com muito mais eficiência e precisão.
Aqui nada se perde, tudo se transforma.


Em toda a área agrícola e industrial, o objetivo da Bevap é de aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, destinar uso correto e tratamento dos resíduos.


Para isso, pratica a emissão controlada de gases, monitorando os procedimentos de coleta, retenção, transposição e destinação dos resíduos, a fim de evitar as contaminações do solo, ar, águas subterrâneas e mananciais.

 

A energia é o produto mais valorizado do projeto, sendo a co-geração de energia elétrica otimizada ao máximo.


E, para aperfeiçoar a produção de energia, geradores foram projetados, garantindo maior eficiência no processo de geração.

 

A Bevap acredita que a atividade produtiva deve ocorrer em conformidade com o meio ambiente e a sociedade. Por isso, investe em uma série de atividades e ações de cunho socioambiental.


E se tratando do meio ambiente, buscar o equilíbrio ambiental é fundamental para o bem do nosso planeta e o meio onde vivemos.


Preocupada com a preservação e recuperação ambiental, a Bevap despende atenção especial à preservação de áreas permanentes e de reserva legal.


Além disso, todas as licenças necessárias – de instalação e operação - foram emitidas em tempo recorde, bem como a aprovação do licenciamento do projeto pelo Ministério Público.


A Bevap inaugura um novo ciclo na geração de bioenergia para o Brasil e o mundo. Um novo modelo de negócio, no qual as operações agroindustriais são fortemente integradas, e onde combinam competitividade, responsabilidade socioambiental e sustentabilidade.


Bevap, energia que renova.

 

Bevap